sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: BREVE REFLEXÃO


RESUMO

O presente texto objetiva refletir, de forma breve e direta, sobre a EAD enquanto modalidade de ensino cuja proposta emancipadora favorece a autonomia de seus sujeitos na construção do conhecimento, não tendo o professor como centro do processo e sim, o desejo do aluno pela busca da verdade. O mesmo fundamenta-se nas ideias apontadas por Joseph Jacotot e Paulo Freire.

Palavras-chave: EAD, conhecimento, aprendizagem, emancipadora.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

LACAN E SUA CONTRUBUIÇÃO PARA EAD


RESUMO

O presente texto aborda a ideia do cartel apresentada por Lacan e suas contribuições para a Educação Aberta e à Distância (EAD).


Palavras-chave: Lacan, Cartel, EAD.

O MÉTODO SOCRÁTICO


RESUMO

O presente texto objetiva caracterizar o método socrático baseado na instrução e na ideia do mestre como aquele que dialoga, contudo, caracterizando a diferença existentes entre mestre e aprendiz.

Palavras-chave: EAD, Sócrates, ensino, aprendizagem.

OS SOFISTAS


RESUMO

O presente texto trata dos Filósofos Gregos Sofistas e seu método de ensino, eles são considerados os primeiros professores da nossa sociedade e seu método do discurso, para transmitir o saber refletem em nossa sociedade até os dias de hoje. Os Sofistas não buscavam ou defendiam verdades absolutas, acreditavam que qualquer argumento era passível de ser rebatido, dependendo do interesse de quem o defendia.

Palavras-chave: domínio da aprendizagem, verdade relativa, poder da oratória.