"OS SOFISTAS" - TEXTO INTEGRAL

Sofistas
“Professor dono do saber”

O presente texto trata dos Filósofos Gregos Sofistas e seu método de ensino, eles são considerados os primeiros professores da nossa sociedade e seu método do discurso, para transmitir o saber refletem em nossa sociedade até os dias de hoje. Os Sofistas não buscavam ou defendiam verdades absolutas, acreditavam que qualquer argumento era passível de ser rebatido, dependendo do interesse de quem o defendia.

Palavras-chave: domínio da aprendizagem – verdade relativa – poder da oratória.

Os sofistas eram um grupo de mestres que utilizada como metodologia discurso e a retórica para ensinar virtude aos alunos. Eram remunerados por suas apresentações e ensinamentos. Defendiam a argumentação e a teoria da contra-argumentação, ensinavam que qualquer argumento pode ser contestado e ser apresentado como verdade, porém não necessariamente ser verdadeiro. Apontavam a verdade e o mundo cultural como fatores relativos, não buscavam ou defendiam verdades universais, tudo deveria ser analisado sob a perspectiva dos homens e de suas culturas e interesses. Suas preocupações estavam entorno do empírico e presente, desprezando investigações profundas sobre a origem das coisas e da virtude, eles duvidavam do conhecimento verdadeiro.
Na antiguidade o sábio era denominado Sofista, estes eram possuidores do saber e o transmitiam aos seus discípulos, em seu método a palavra tem função dominadora, pois por meio dela os sofistas objetivavam gerar consenso e adesão, de forma sedutora usavam as palavras para seduzir e sugestionar os espectadores, que reproduziam os conhecimentos transmitidos pelos mestres.
Os sofistas eram conferências e apoiavam-se na capacidade do orador para controlar e induzir a aprendizagem de grandes platéias e não lançavam mão do diálogo entre o aprendiz e o professor.
O método dos Sofistas está presente no cotidiano educacional de nossa sociedade, infelizmente não atente a necessidade dos alunos e coloca o processo educacional de forma mecânica e pouco autônoma quando o professor tem o papel de transmitir seu conhecimento ao aluno e este não tem responsabilidade em seu aprendizado.

Autores: (Grupo 1)
Audrei Juliana Zeferino Vogel
Joelma Andreão de Cerqueira
Kellyman Prata
Kelly Lobato