Resumo: O presente texto objetiva caracterizar o método socrático baseado na instrução e na ideia do mestre como aquele que dialoga, contudo, caracterizando a diferença existentes entre mestre e aprendiz.
Palavras-chave: EAD, Sócrates, ensino, aprendizagem.
Sabemos que a palavra é o meio comum de expressão humana, mas não é o único, baseamo-nos por ela, foi por ela que Sócrates iniciou o método de instrução que abordaremos, para ele todos detém o saber, mas estão distanciados deste.Seu objetivo era porém reaproximá-los desse saber,mas para Sócrates a forma de aprendizagem acontece de diferente maneira ou seja é própria de cada um.
Segundo Chaplin:
Depois de tantos anos de trabalho e experiências descobri que as ideias de meus filmes surgem em conseqüência do intenso desejo de concebê-los.Provocado por esse desejo, a mente se torna um espécie de torre de observação a espreita de incidentes que possam excitar a imaginação , música, crepúsculo..., enfim, podem ser a imagem capaz de inspirar uma ideia.
Desse trecho pode-se compreender que as ideias e novos conhecimentos são adquiridos ao longo da vida, seja através de novas experiências, ou seja, através de novos métodos compreendidos pelos mesmos, a todo momento as pessoas estão submetendo a questionamentos sobre diversos temas e assuntos.
De acordo com Heidegger, “O homem é um ser que fala. A palavra é a senha de entrada no mundo humano”.
Sócrates fazia uso da mesma para instruir, fazia uso do dialogo para pequenos grupos e no momento que estes assimilavam o conhecimento o dialogo terminava. Sobretudo durante anos na historia esses discursos e grande ideias moveram a humanidade.
Assim Sócrates entre outros pela força de suas palavras, trouxeram valiosas reflexões. Desde a juventude, Sócrates tinha o hábito debater, dialogar com as pessoas de sua cidade, Sócrates costumava comparar a sua atividade com a trazer ao mundo a verdade que há dentro de cada um. Ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e isentas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vi de dentro, de acordo com a consciência. Segundo ele, o processo de aprender é um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior foro interesse de aprender. Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento.
Atualmente na EAD o professor assume uma postura diferenciada, nessa postura o professor não entra na relação com o aluno como aquele que possui o saber, na metodologia EAD quem tem a postura ativa diante do processo de ensino e de aprendizagem é o aluno, ninguém pode fazer isso por ele, já não existe a figura centralizada do mestre é o aluno, a posição mestre e educando se diferencia, enquanto o método socrático o aluno é passivo na EAD o aluno deve ser integralmente ativo.
A EAD se afasta de todo método tradicional de ensino, ela deixa seus alunos aprenderem a partir da busca e produção do conhecimento partilhado nesses espaços , assim não sendo mais o professor que ensina, diferenciando o foco pedagógico para o sujeito que aprende.
Sabemos que nas duas posturas há um único foco, um único objetivo que é a aprendizagem do aluno, na postura do mestre instrutor este se apresenta como único transmissor do conhecimento, um conhecimento do saber limitado, levando o aprendiz a ser sujeito de sugestões, nesta postura percebe-se sempre a intervenção do mestre, como pressuposto que a aprendizagem partisse somente do professor para o aluno, este mesmo como autor da aprendizagem, retomando o professor instrutor como centro, nesta postura o papel do professor se apresenta como fonte do saber limitando o aprendiz nessa esfera.
Autores: (Grupo 1)
Audrei Juliana Zeferino Vogel
Joelma Andreão de Cerqueira
Kellyman Prata
Kelly Lobato