Vamos falar um pouquinho sobre objeto de aprendizagem?
Este tema foi escolhido pelo nosso grupo de trabalho e sala sobre recursos educacionais digitais. O Ministério da Educação vem desenvolvendo ferramentas digitais, que tem como objetivo auxiliar a atuação do professor.
Segundo a Anna Christina Nascimento, em entrevista ao sit e-educador, existe “Banco Internacional de Objetos Educacionais (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/), que alimenta o Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/).” Neste endereço o professor tem espaço de interação, o mesmo pode acessar e publicar aulas baseadas nos objetos de aprendizagem.
Nós não conhecíamos este portal, a principio parece mais uma ferramenta importante para auxiliar o cotidiano educativo, por potencializar a utilização de recursos digitais que fortalecem as estratégias pedagógicas.
A entrevista é introdutória para que possamos entender o funcionamento do portal do professor e as primeiras impressões sobre objetos de aprendizagem.
Visitem o sit e confiram a entrevista: http://e-educador.com/index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de-ensino/3460-objecrts
Vale a pena também entrar neste endereço e ter acesso ao documento, produzido pelo MEC que orienta esta temática e entrar nesta discussão conosco.
Endereço: http://www.oei.es/tic/livro.pdf
Olá, pessoal!
ResponderExcluirInfelizmente não consegui logar neste ambiente. Acho que minha senha esta incorreta...
;o(
De qualquer forma, para registrar minha passada por aqui, vai como um comentário e não como um post (fazer o quê??? rs)
Estou lendo um livro interessantíssimo para um trabalho de outro curso e vejam que coincidência: “Discurso do Método” – Descartes.
Uma das passagens mais interessantes até agora é que Descartes tinha um espírito irrequieto e resolveu fazer uma “leitura de mundo” através do próprio mundo, ou seja, decidiu que a aventura seria seu caminho rumo à Filosofia.
O mundo e toda a sua complexidade passaram a ser o objeto de sua leitura, como se fosse um livro... Realmente há muito ao nosso redor a ser analisado, visto com outros e diferentes “olhares”.
Espero que tenhamos todo essa oportunidade!
Abraços
Kellyman
;o)